aBrigitte é uma bebida idealizada na região de Saint-Tropez, na França, e há 5 anos conquistou o coração dos brasileiros! Aqui, no nosso blog, vocês encontram informações, dicas e curiosidades dessa conexão entre Brasil e França, que é um sucesso!
Hoje, vamos conhecer 5 curiosidades sobre o Natal na França, e algumas delas também fazem parte do nosso Natal aqui, no Brasil.
Vamos saber mais?
2. 24 de dezembro
A Ceia de Natal simboliza a Santa Ceia, em que Jesus e os apóstolos jantavam e confraternizavam juntos. Outros defendem que a Ceia de Natal veio do costume europeu em que as pessoas deixavam as portas de suas casas abertas no Natal para os peregrinos que jantavam e festejavam juntos.
O importante é que essa ceia também é uma tradição na França e no Brasil, e da mesma forma, normalmente é comemorada na noite de 24 para 25 de dezembro. Enquanto em alguns países, o Natal é comemorado apenas no dia 25 de dezembro.
3. Galette de Rois
A torta do Rei, muito consumida na época de Natal e no dia 6 de janeiro.
A Galette des Rois (o bolo de reis) é uma torta folheada, recheada originalmente com creme de amêndoas, mas hoje já aceita com dezenas de outras interpretações.
Os monges de Besançon, no século XIV, criaram o hábito de, em cada Epifania (6 de janeiro), tirar a sorte colocando uma moeda em um pão, permitindo ao clero designar o “Rei dos Reis”. Mais tarde, a tradição passou a ser feita pela torta do rei, e, no lugar de moedas, você encontra diversas miniaturas.
Quem acha a fatia com a fava é o ‘rei da noite’ e como rei, também ganha um coroa que vem junto com a galette; afinal, a coroa é o símbolo da realeza. Conta a lenda que a receita mais conhecida de massa folhada de frangipane chegou na França através de Marie de Medici, a segunda esposa de Henrique IV. Ao sair da Itália, ela recebeu a receita de um creme com farinha de amêndoa, preparado pelo cozinheiro de seu pretendente mais próximo, o Conde Frangipani. A receita foi rapidamente adotada pela corte francesa e hoje é muito consumida nessa época do ano, até o final de janeiro.
4. Troca de presentes
Por um lado, os costumes religiosos fazem alusão com a troca dos presentes aos Reis Magos, que presentearam o menino Jesus com incenso, ouro e mirra, no seu nascimento. Pode parecer um pouco estranho presentear amigos e família já que o aniversário é de Jesus; porém, ao se apropriar da alegre festa pagã (de Saturnálias e Brumália) na Roma antiga, foi necessária uma certa adaptação por parte do catolicismo já que esta festa e a troca de presentes estava enraizada nos costumes populares. Agora, presentear os familiares representa a ação dos Reis Magos presentando o menino Jesus, como forma também de agradecimento e carinho.
5. Papai Noel e Guirlandas
A guirlanda que enfeita nossas portas, remonta o Egito e é muito anterior à era cristã. Os egípcios costumavam usar galhos verdes durante as festas. E o pinheiro, ao contrário das outras árvores, continua verde durante o inverno e por isso simboliza a vida, a fertilidade e fonte de energia.
Quanto ao Papai Noel, ele foi inspirado em São Nicolau.
Nicolau, bispo de Mira, foi um homem rico e distribuía presentes às crianças pobres em segredo. Amado e reconhecido por latinos e gregos, santificado pela igreja católica, a festa de São Nicolau, a princípio, comemorado em 6 de dezembro, foi transferido para o 25 de dezembro, Natal. Em 1809, Washington Irving, escritor americano, populariza a história de São Nicolau, o descreve como um duende gordo que distribui presentes em um cavalo que voa. Em 1931, a Coca-Cola populariza a roupa do bom velhinho em branco e vermelho, e assim nasceu o Papai Noel como conhecemos hoje!
Na França e no Brasil, a figura do Papai Noel e o uso das guirlandas é muito forte no Natal!
Agora que você já sabe mais curiosidades dessa data tão especial, que tal arrumar a sua ceia e brindar com uma aBrigitte e toda sua família nesse Natal?
Acesse nosso site e aproveite o desconto para sua primeira compra no nosso novo e-commerce.
Um beijo,
aBrigitte.